quarta-feira, 12 de setembro de 2012

5 dicas pra você se tornar um Dj melhor


Um dos grande site americano de musica eletrônica o  Dancingastronaut  postou há algum tempo um texto que talvez interesse aos leitores do blog, muitas das concepções internacionais dificilmente se adaptam a realidade brasileira, mas achei as dicas bem interessantes, desta forma fiz uma adaptação na tradução do texto: 

1 - APERFEIÇOE SEU SET

Um DJ não é, e não deve ser, um iPod humano. Uma Mistura de qualidade de sons e o uso inteligente de efeitos e uma capacidade técnica apurada, não passam desapercebido, Mas lembre-se, não jogar o som certo na pista e hora correta pode ofuscar um conjunto tecnicamente impecável de mixagem. 

2 - TER PRESENÇA 

Já vi em alguns clubes e festas em que os djs sao invisíveis e as vezes parece que se não fosse por um logotipo da Apple brilhante e braços batendo atrás de um toca-discos as pessoas nem sequer saberiam que ele estava lá. 
 Djs sao homens festas, cuja a vidas gira em torno de downloads e pesquisas musicais, o brilho e personalidade marcante faz parte da profissão, ou seja, a interação com a pista e com as pessoas aqui ali frequentam e inevitável , Portanto, se esse não é o seu estilo de vida que você queira levar, então é hora de ir procurar uma nova ocupação . Entenda uma coisa

Você é pago para entreter. Assim deve fazê-lo. 

3 -RESPEITE A MUSICA .

Há uma diferença enorme entre uma trilha original, um remix e um mashup. Por exemplo, se você pegar a versão instrumental de uma música e cola uma acapella de uma outra música em cima , não é o seu "remix" (É um mashup na melhor das hipóteses).
 Então, faça sua pesquisa pra saber o que você está produzindo ou tocando e respeite os produtores, assim quando por exemplo for gravar um set respeite os autores e os divulgue, dedique os verdadeiros créditos, alias você sabe a origem do som que toca? Quais foram os fundadores? Comece por ai. 

4 -USE A TECNOLOGIA COMO VANTAGEM

Há uma razão porque a Pioneer, Traktor, e todos os outros lutam pra criar novos efeitos e ferramentas, pois para que o Dj tire o máximo de proveito desses novos aparatos, se antes as preocupações na mixagem eram de um pitch e volume bem regulados, hoje os novos equipamento quase que anularam esse tipo de problema então, destas forma esse apoio tecnologico deve se reverter em um upgrade em seus mixes . Não e verdade? 

5. SEJA VOCÊ MESMO

Todo mundo tem artistas que eles idolatram e querem imitar, mas vamos ser racionais, esses artistas conseguiram sucesso porque são inovadores e únicos.Se você está fazendo tudo em seu poder para soar exatamente como o seu artista favorito, as chances são que você não irá longe.
Em vez de tentar replicar trabalho de outra pessoa, deve-se ouvir o trabalho do seu ídolo e absorvê-lo, e usá-lo como inspiração para fazer o seu próprio material original. 
A originalidade vai ser a razão pela qual você se destacara, ao contrário de ser um outro perfil SoundCloud que aparece nos resultados de busca. 

Texto completo e original http://www.dancingastronaut.com/
Resto do Post

7 comentários:

  1. Dj Wallace, como vai?
    Eu preciso discordar de algumas coisas colocadas aqui. Entendo que todas as dicas são válidas, mas não podemos considerá-las como verdades sólidas.
    Não acho legal o dj como a figura de um showman, um astro, que faz mil malabarismos com os braços, suba na mesa, se jogue na galera como nos shows de rock. Têm ocasiões que funciona mas não durará muito tempo para se tornar massante. Gosto de ir em festas, boates, festivais ou raves para curtir o som e o lugar. E vou por causa de determinados djs que tocam um estilo ou estilos que gosto. Pouco me importa se ele usa mil efeitos nas mixagens. Na verdade prefiro um set simples e técnico e principalmente, da escolha musical que o dj transmite. A música é o mais importante pra mim em uma performance. Então, por isso prefiro muito mais ir em festas em que o dj é reconhecido pela escolha cuidadosa das músicas do que um dj que tenta chamar atenção para si e não para a música. Ter presença não é simplesmente mostrar que você esta ali apenas gesticulando e colocando efeitos mil na apresentação, ou mashups sequênciais e confusos, mas sim através das músicas, fazer a galera ter o impulso em saber quem é o dj ali atrás do logo da maçã!! Você sabe que o dj teve presença quando a festa acaba e você se lembra com intensidade daquela hora, daquele momento. Quanto à tecnologia, volto ao ponto em que o importante é a música, ao sentimento que a música proporcionará! A tecnologia oferece campo a criatividade e inovação, mas não é regra para se tornar um dj melhor, já que um toca discos também oferece possibilidades criativas. Conheço djs que já tocaram com fitas k7 e só fui descobrir isto muito tempo depois da festa. E foi um djset marcante pra mim. Não fui capaz de perceber nada enquanto estava na festa.
    Acho que atualmente existem muitas dicas e regrinhas circulando na internet, tentando definir as atitudes e comportamentos que um dj deve ter. Tem blogs que falam de 10 regras essênciais, em outros são 7, e por ai vai. Até já li em alguns blogs que um dj DEVE consumir bebida alcólica ao vivo para levar o público a loucura e assim ser aceito por ele!! Cara, isso é uma bizarrice sem tamanho. E o impressionante é que em videos promocionais de grandes festivais, como o Tomorrowland, tive a tristeza em ver esse tipo de atitude. Então será que os frequentadores de festas são um bando de beberrões com capacidade racional atrofiada, que escolhem o dj por uma atitude doentia?!? Daqui a pouco um dj vai precisar tirar a roupa pra ser reconhecido!!
    Para quem está começando e não sabe muito como começar, acho interessante fazer um curso de dj em uma escola séria e pessoas sérias, se tiver grana, claro!! Ou então, comprar um equipamento que caiba em seu orçamento e começar autodidaticamente mesmo, mas com bom senso. E só com muito treino é que vai conseguir melhorar a técnica e desempenho. A experiência é que vai formar um dj, assim como qualquer outro profissional. Ninguém vai virar dj de um dia para outro apenas lendo dicas. Um cara que quer ser dj precisa sim buscar dicas e truques na internet, com outros djs, ir em festas, etc., mas filtrando as informações. Sinceramente, acho complicado estabelecer regras para a formação e evolução de um dj. Na verdade existem centenas de combinaçõeos de dicas que um Dj pode aproveitar.
    Agora, quem procura regras para ser um popstar, um showman, deve mesmo fazer tudo o que as regras lhe pedem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow, acho que dicas e regras tem o poder de nortear os leigos ou amantes de qualquer profissão.No mais é só ir e frente no seu jeito mesmo sem forçar a barra tirando proveito da tecnologia e da vasta experiencia dos mais renomados e com humildade evoluir na tendencia popular popular(afinal é o povo quem paga o artista e faz sua carreira ser boa),e só então criar um estilo original para ninguém "Estranhar".Mas o começo é sempre "O começo". Uma boa sorte pra no todos pessoal! forte abraço ao bloge ta de parabens,e ao internauta.

      Excluir
    2. Parabens Anônimo. Concordo com tudo. (Yuri - RJ)

      Excluir
  2. Não é possível que tenha se passado tanto tempo e não ter lido uma linha sequer do exposto pelo anônimo acima !? Pois é, tudo isso se chama ARTE, acredite! e sendo visto dessa forma a criatividade é espontânea, livre, a forma que se pretende interagir como o seu público é direta e não pode ser pessoal, apenas não se deve cair no absolutismo, tipo, "eu sou o cara", deixar fluir é a melhor forma de ganhar simpatizantes. Aprimorar essa ARTE a cada exibição deveria ser o objetivo.

    ResponderExcluir
  3. Anonimo lí o seu post e gostei muito porque voce deu uma opinião bastante simples de entendimento e a principal coisa é que você se posicionou do lado de fora do cok-pit do DJ, voce se colocou como frequentador de eventos e passou muitas dicas interessantissimas que estão em evidencias e outras que estão contidas nas entrelinhas.
    Parabens pela sua clarividencia e vivência.

    Agora vou passar uma informação do ponto de vista do DJ, pois é quem está no comando das pick-ups, no controle da escolha das musicas do set e responsavel pela diversão do do público que está naquele evento.

    Primeiro cada evento tem sua peculiaridade, tem eventos que o DJ precisa ser exatamente como você definiu acima e tem eventos que o DJ precisa sim se manifestar de alguma forma.
    Já toquei para enormes platéias que vão desde maximo 70 mil pessoas e essa escala vai até a platéia minima de 1 pessoa. E depende muito do evento, pois tem eventos que exige que o DJ seja um show-men e utilize artificios de imagens, cores, efeitos, dançarinos e dançarinas, exige tambem que o DJ faça uma interação com o público, pois esse publico espera exatamente isso dele, ele é o lider e as pessoas esperam esse comando que é um conjunto de fatores que vão despertar o envolvimento entre o DJ e o público e vice-versa.
    As dicas do DJ Wallace servem para determinadas situações e as suas dicas servem para outras situações. Na minha opinião as duas posições estão corretas, vai depender do tipo de evento e tambem vai depender da espontaneidade do DJ, pois o certo é não forçar a nada, os extremos nem sempre é uma boa opção.
    Existem situações que exigem que o DJ perfomático, pois a ocasião exige que seja assim e tem eventos que exigem que o DJ seja mais tradicional. Isso no caso de DJ free-lancer e underground, pois para os DJ´s que são super-astros eles tem de manter a personalidade em qualquer lugar e tambem em qualquer tipo de evento, pois eles ja tem seu publico seguidor e esse mesmo público espera sempre que o super-astro tenha o mesmo desempenho.
    Forte abraço "Anomino" e tambem a todos os DJ´s fico a disposição para trocar idéias com quem se interessar pelo assunto.

    é muito fácil me encontrar é só digitar " DJ Peroba" no Google e vão aparecer inumeros meios de acessos até mim.




    ResponderExcluir
  4. As dicas sao perfeitas e verdadeiras

    ResponderExcluir